Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 2, 2010

Os brasileiros precisam te conhecer Chico

O SOL beija o MAR

dias bons....

Imagem
...4, 5 e 6 para cortar madeira, vime, bambu e taboa. Ah, bom para fazer podas também.

Taboa, planta perene, muito comum em beira de lagoas e brejos, que costuma invadir. O caule é em parte rastejante e em parte ereto (chega a 2,50 m de altura). Tem folhas longas e lineares e as flores formam espigas marrom-escuras. Produz rizomas e sementes em grande abundância, por isso propaga-se rapidamente.
As "espigas" produzem uma paina boa como enchimento de almofadas e que os beija-flores usam para construir o ninho. Com as folhas se fazem esteiras e cestos. A densa vegetação que a taboa forma em volta ou dentro dos alagados é abrigo de aves e roedores. A ciência dá o nome de Typha domingensis.

ASHANINKA

Imagem
O artesanato do povo Ashaninka é um dos mais conhecidos no Acre, pela qualidade e variedade. O pesquisador Komãyari Ashaninka dá diversas informações sobre as peculiaridades da arte de seu povo. Ele conta - em material preparado pelo coordenador Amilton - que as esteiras são feitas de talas e olho de palmeiras como o buriti, patoá, cocão, ouricuri e Jaci. Geralmente quem faz as esteiras são as mulheres; na tradição cultural os homens não podem fazer.

Já as tipoias ou tangas são de algodão e tecido em linha e feitas manualmente pelas mulheres ashaninka. Os homens não fazem nem usam. Só as mulheres usam como enfeite e também para carregar o bebê. As bolsas são feitas de algodão, manualmente. A mulher é quem faz, o homem só ajuda a fazer os enfeites. A bolsa só é usada pelos homens. A mulher Ashaninka faz bolsa para seu pai, seu marido ou seu filho. Quando a moça é solteira também pode fazer bolsa para vender. A flauta é feita de taboquinha, que tem resistência e toca por muito tempo, se…