Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 11, 2010

LEIA! Sobre Hidrelétricas...

Tenotã-Mo - Alertas sobre as consequências dos projetos hidrelétricos no rio Xingu

Autor: Oswaldo Sevá Filho (Organizador)
Editora: IRN (International Rivers Network)

Tenotã-Mõ - Alertas sobre as conseqüências dos projetos hidrelétricos no rio Xingu analisa os projetos de hidrelétricas anunciadas pelo governo brasileiro para o rio Xingu na Amazônia paraense. E conclui que a usina de Kararaô, rebatizada Belo Monte, não teria viabilidade energética e provocaria impactos ambientais catastróficos, afetando comunidades indígenas e ribeirinhas, bairros da cidade de Altamira, e áreas rurais ao longo da rodovia transamazônica. A polêmica de Belo Monte foi reaberta em julho deste ano, quando o Congresso Nacional aprovou um projeto de decreto permitindo a implantação da usina. Organizada pelo professor Oswaldo Sevá Filho, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a coletânea foi elaborada por iniciativa de um grupo de organizações ambientalistas e moviment…

Vamos mudar?

Imagem
"Comece por fazer o que é necessário, depois faça o que é possível e em breve estará fazendo o que é impossível".

São Francisco de Assis!!!

sobre a argila...

Imagem
A argila origina-se da desagregação de rochas que comumente contém feldspato, por ataque químico (por exemplo pelo ácido carbônico) ou fisico (erosão, vulcanismo), que produz a fragmentação em partículas muito pequenas.

Normalmente as jazidas são formadas pelo processo de depósito aluvial ou seja : As particulas menores (e portanto mais leves) são levadas por corrente de água e depositadas no lugar onde a força hidrodinâmica já não é suficiente para mantê-las em suspensão.

As argilas assim geradas são chamadas de secundárias, já que a argila primária permanece no local onde se originou, sendo este o caso da formação das jazidas de caulino.

Num processo inverso, de litificação, a argila pode se transformar em rocha sedimentar se um depósito de argila for desidratado e submetido a compactação (normalmente pela pressão de camadas superiores), dá origem a rochas clásticas mais finas (lutitos ou pelitos) cujos exemplos podemos citar: os folhelhos, que se apresentam bem estratificados, e os ar…