Postagens

Mostrando postagens de Setembro 4, 2009

Sopa de Banana Verde e Curry

1/2 cebola bem picadas/1 dente de alho espremido/1 col.(sopa) azeite/ 2 bananas maduras, sem casca, cortadas em rodelas/4 col. (café) de curry/1 col. (café) de curcuma em pó/1 itro de caldo de legumes, carne ou frango/1 xíc.(chá) de biomassa de banana verde/ sal a gosto/ 50 ml de creme de leite.

Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente as bananas maduras, curry e curcuma. Mexa até que as bananas se desmanchem. Acrescente o caldo e deixe ferver em fogo brando. Coloque a biomassa de banana verde e misture, em fogo baixo, até que a sopa ganhe consistência e a mistura fique homogênea, adicione o sal e bata tudo no liquidificador. Depois, passe o líquido numa peneira fina. Leve novamente ao fogo e acrecente o creme de leite. A consistência não deve ser rala ou muito densa. Corrija o tempero, deixando o sabor levemente picante e adocicado. A cor amarela intensa predomina, por conta das especiarias.

** Rende 4 porções... Bom apetite!!!

(Bio)Massa

* Escolha bananas verdes de qualquer tipo, desde que não aclimatizadas. Ou seja, devem ser colhidas do pé na hora do preparo.
* Corte os talos e higienize-as om solução clorada. Depois, enxágue. Enquanto isso, coloque água em uma panela de pressão e deixe ferver.
* Adicione quantas bananas couber (sem tirar as cascas) e tampe. Qdo a panela começar a adquirir pressãoe fizer barulho, espere cerca de dois minutos e desligue o fogo. Deixe o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Abra e retire as bananas.
* Descasque-as e reserve a polapa para ser processada (batida no processador e Não no liquidificador).
* A polpa pode ser processada com água, leite ou qalquer outro líquido, desde que seja bem quente.
* Dependendo dessa escolha, o resultado final pode variar no que diz respeito a cor, sabor e textura.
Vale lembrar que cada receita pede um método distinto de preparo da biomassa de banana verde.
Para facilitar a preparação das receitas, a polpa de banana verde pode ser embrulhada e congela…