Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 14, 2010

Sintético ou Biodegradável...

Imagem
Esta linda bolsinha é de bucha vegetal...por BANANA FLOR/ECO RETO

... E, aquela esponja de limpeza que a maioria das pessoas usa para lavar a louça, ela é feita de produtos derivados do petróleo e, portanto, não ajuda em nada o meio ambiente quando é descartada.

A solução para esse “problema” responde pelo nome de bucha vegetal, um produto feito com fibras 100% naturais. Em outras palavras, significa que ele é totalmente biodegradável!

Para boa parte das pessoas isso não seria uma vantagem considerável caso a bucha vegetal fosse mais cara ou menos eficiente do que a convencional. No entanto, ela não somente é mais barata como também mais higiênica, já que dificulta o acúmulo de bactérias. Além disso, após um determinado tempo de uso, ela pode ser facilmente higienizada, bastando fervê-la em água ou mergulhá-la em uma solução de água e cloro.

Então, que tal trocar agora mesmo as velhas esponjas sintéticas por buchas vegetais?

BUCHA VEGETAL...

Imagem
As buchas vegetais são o fruto de uma trepadeira chamada Luffa, pertencente à mesma família da abóbora. Seu cultivo exige pouco trabalho. Aqui você aprenderá passos simples para produzi-las em casa, seja no quintal, no terraço ou até na sacada do seu apartamento.

Jardineira quadrada grande (50x50x50) 1
Terra preta
Sementes de Luffa cylindrica 3
Tesoura para podar 1

No centro da jardineira, cave 2 ou 3 cm de profundidade na terra e coloque 3 sementes de Luffa cylindrica. Cubra as sementes com um pouco de terra preta e regue. A melhor época para o plantio é o início da primavera.

Coloque a jardineira em um lugar onde o sol bata diretamente na planta e perto do suporte onde a trepadeira poderá se agarrar.

No verão a planta terá com caules longos que se expandem rapidamente. Acomode-os com cuidado sobre uma grade ou suporte. Em poucos dias a planta terá tomado parte da estrutura e oferecerá uma bela sombra.

Mantenha a planta sempre hidratada. Mas a quantidade de água deve ser moderada, porque o…