Sabe o que é SAPUCAIA?



A sapucaia ou cabeça de macaco (Lecythis ollaria ou L. pisonis) é uma árvore brasileira da família das lecitidáceas. Sua semente é chamada castanha-de-sapucaia.

A palavra sapucaia tem origem tupi, ainda que existam diferenças nas propostas etimológicas: ou resulta da união dos elementos sa, puca e ia (respectivamente: olho - que se abre - cabaça) - já que ao abrir-se o opérculo do fruto (que é um pixídio) parece que se vê um olho.

Por outro lado, há quem considere que a palavra tem origem na palavra tupi para galinha (elemento de troca entre índios e portugueses, no início da colonização, que as trocavam pelas sementes do fruto - castanhas).
Pode atingir os 50 metros de altura e um metro de diâmetro, ainda que a maioria ronde os 5 a 15 metros de altura e 30 centímetros de diâmetro.

O tronco tem fissuras profundas.
Além de fornecer frutos comestíveis, é cultivada como ornamental no sudeste do Brasil.
As folhas são decíduas.

Os frutos, enormes, levam cerca de dez meses a atingir a maturação (agosto ou setembro) depois da floração, que ocorre logo a seguir, em outubro. O morcego Phyllostomus hastatus (e talvez outros morcegos frugívoros) são responsáveis pelo principal processo de disseminação de sementes, sendo atraídos pelo alimento que é proporcionado numa extremidade das sementes.
Existe na floresta amazônica ocidental, principalmente ao longo do Rio Amazonas, e na Mata Atlântica pluvial, de Pernambuco até São Paulo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

sobre a argila...

RAMI