EMBIRA

Esta escultura foi feita pelas mãos de Dna.Luzia de Currais Novos/RN, ela foi a primeira artesão a se cadastrar no plano de artesanato do governo. Hoje aos 73 anos...ela continua criando e expondo FONE: (84) 3412-1126


MUTAMBA, EMBIRA, FRUTA DE MACACO

São todos nomes dessa árvore de copa elegante que proporciona excelente sombreamento, tendo sido bastante utilizada em paisagismo nos centros urbanos. Atinge alturas que podem variar de 8 a 16 metros.
A madeira é leve, fácil de trabalhar, macia e pouco resistente. Quando bem manejada, apresenta boa durabilidade, chegando a possuir valor comercial, embora seja pouco procurada no mercado nacional. Era usada tradicionalmente na confecção de pipas, cubas, barris, tinas, tonéis e carrocerias. Serve também para marcenaria, caixotaria e partes internas de construções, além de constituir-se em boa fonte de pasta celulósica. A casca fornece fibras excelentes para a fabricação de cordas e até mesmo de tecidos.
É melífera, seus frutos são próprios para o consumo humano e muito procurados por pássaros e macacos. Como apresenta crescimento rápido e vigoroso e é uma espécie pioneira adaptada a condições desfavoráveis, a mutamba pode exercer importante papel na construção de designs que visem sustentabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabe o que é SAPUCAIA?