ESCULTURA EM...


PEDRA-SABÃO

A pedra-sabão, também conhecida como esteatito, é uma variedade de esteatita, muito usada em Minas Gerais para esculturas e ornatos arquitetônicos.

As pedras-sabão ou pedras-sabões são resistentes, de grande plasticidade, beleza e têm multiplicidade de usos. Sua resistência e sua dureza podem ser comparadas às do mármore, com a vantagem de ser também refratária, suportando temperaturas elevadas.

Tais características fazem dela o material perfeito para uso tanto em áreas externas como em ambientes internos. Não deve, entretanto, nunca ser confundida com a pedra-talco, um material com menor dureza e bastante frágil, utilizada em peças de adorno.

Os primeiros registro da utilização da pedra-sabão na Europa datam do início do século XV. Já naquela época, por sua nobreza e versatilidade, era utilizada para embelezar e decorar palácios, bem como para cozinhar e conservar alimentos.

Nos últimos 20 anos, sua utilização tem crescido nos países frios, na fabricação de fornos domésticos de aquecimento.

No Brasil, imediatamente associamos a pedra-sabão ao barroco mineiro. Nas mãos de gênios como o mestre maior da pedra-sabão, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, ela foi eternizada na forma de objetos ornamentais de igrejas e esculturas únicas!

Comentários

  1. Olá Rosana, obrigada por visitar o meu espaço . Sou Ana Nardini do Espaço Lux e espero te conhecer em breve. Gostei do inicio do seu blog, pois o mundo melhor começa em nós ...por isso o meu trabalho com as crianças, chamadas muitas vezes crianças da Nova Era ou índigos e cristais. Tenho um site e blog, ainda estou esperando fotos da inauguração do "novo Lux" para atualizá-lo.... falta tempo rsrrsrsr estou em Natal há 5 anos e antes tinha só o Espaço holístico que agora transformou-se em loja. um abraço fraterno namaste ana nardini
    espaco_luxterapia@hotmail.com
    www.espacoluxterapia.com.br
    www.espacoluxterapia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

sobre a argila...

Sabe o que é SAPUCAIA?

RAMI