LUTHIER...





Luthier (também luteiro ou lutiê) é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, tal como a guitarra e violino, mas não daqueles dotados de teclado. O termo luteria designa a arte da construção de instrumentos.

A denominação "luthier" teve origem na construção do alaúde, que em italiano se chama liuto, portanto, liutaio significa quem faz alaúdes. Segundo Antônio Houaiss, o termo chegou à lingua portuguesa por meio da palavra francesa luthier (fabricante de instrumentos de corda), derivada da palavra luth ("alaúde") mais o sufixo -ier.

No Brasil, o termo é utilizado genericamente, para os fabricantes de qualquer tipo de instrumento, seja de corda, arco, sopro ou percussão. Refere-se a quem faz instrumentos e peças de instrumentos, cuida da parte elétrica e acústica e também da regulagem de um instrumento, por exemplo, a guitarra, fazendo os ajustes da inclinação do braço e regulagem da ponte e captadores.

Conheci nesta última feira, este rapaz luthier... ele segura nas mãos o arco que toca-se o violino, segundo ele os melhores arcos são confecionados da árvore Pau-Brasil.

Esta foto com o vidrinho, é a essência da árvore Pau Brasil, coloração avermelhada para pintar o violino.

Saiba mais... www.casatalento.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sobre a argila...

Sabe o que é SAPUCAIA?

RAMI