Um sonho....


Piaçava (Bahia) ou piaçaba (Amazônia) (Attalea funifera) é o nome comum de uma espécie de palmeira nativa dos estados brasileiros de Alagoas, sul da Bahia, Espírito Santo e Sergipe. Seu nome tem origem na língua tupi, significando "planta fibrosa", devido ao seu caule característico.

Possui estipe liso e cilíndrico, desde subterrâneo até 15 m, folhas eretas, verde-escuras, com pecíolo longo, e frutos comestíveis. A fibra dura e flexível é extraída das margens dos pecíolos e utilizada na confecção de vassouras e escovas. Suas sementes, por sua vez, fornecem marfim- -vegetal. Também é conhecida pelos nomes de coqueiro-piaçaba, japeraçaba, pau-piaçaba, piaçabeira, piaçaveira e vai-tudo.

Observa-se que "Piaçava" é o nome dado a palmeira na Bahia, a qual se retira também fibras pra a fabricação de vassouras. Sendo que esta tem fibras mais duras que a "Piaçaba", árvore da mesma família só que encontrada na Amazônia.

A Piaçava é extremamente resistente, pois suas fibras longas, rígidas, lisas, impermeáveis e principalmente flexíveis são utilizadas na fabricação de diversos utensílios e toleram ambientes úmidos e ao ar livre.
Medida máxima das placas – até 1m de largura e 2.2 m comprimento (placas de compensado)

Sabe... nosso sonho, construir uma casinha de piaçava!!! ECO RETO

Comentários

  1. Parabens pelas lindas postagens.Um forte abraço.
    Carlos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sabe o que é SAPUCAIA?

RAMI