Assim dizia...


PARACELSO...
Ímpeto, impulso ou o nome que se queira dar pode ser a salvação ou a ruína de uma pessoa. A mesma força que pode "empurrar" alguém em um determinado caminho, pode jogar esse mesmo alguém em um buraco sem fim.

A introdução acima é para reiterar o poder que temos de ser mais ou menos, em todos os sentidos, de acordo com nossa vontade.

Paracelso, alquimista, pai da Medicina moderna e da Farmácia, listou sete regras para a preservação da saúde física e mental, que reproduzo a seguir, certa de que o seu entendimento e observância podem ser de grande utilidade para os que não acreditam na própria capacidade de mudar seu destino.

* É preciso melhorar a saúde: respirar com a maior frequência possível, profunda e ritmicamente, enchendo bem os pulmões de ar puro. Diariamente beber dois litros de água, comer muitas frutas, mastigar bem os alimentos... Banhar-se todos os dias é um hábito necessário para a própria dignidade.

* Afastar de teu ânimo, por maiores que sejam as razões, afaste toda idéia de pessimismo, rancor, tédio, tristeza, vingança e pobreza.

* Faça sempre todo o bem possível. Ajude a todo necessitado sempre que te seja possível, mas jamais seja fraco com nenhuma pessoa. Deves cuidar bem das tuas energias e fugir de toda sorte de sentimentalismo.

* Esquecer toda e qualquer ofensa. Mas ainda, esforça-te para pensar bem te teu pior inimigo. Tua alma é um templo que não deve jamais ser profanado pelo ódio.

* Todos os dias deves recolher-te num lugar em que ninguém venha te perturbar, ainda que seja por meia hora, confortavelmente com os olhos meio fechados, e fique sem pensar em nada. Isso fortalece poderosamente o cérebro e o espírito.

* Jamais tenha medo dos homens nem do futuro. Fortaleça e mantenha limpa a tua alma e tudo sempe sairá bem para ti. Jamais acredite que estás sozinho ou que és fraco porque atrás de ti se ocultam exércitos poderosos, que não imaginas nem em sonhos. O medo e a desconfiança no futuro são os geradores funestos de todos os fracassos, atraindo más influências, e com elas, o desastre... Jamais reclames de nada, domina teus sentidos e fuja tanto da pobreza quanto da vaidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sobre a argila...

Sabe o que é SAPUCAIA?

RAMI