CONSTRUÇÕES ALTERNATIVAS



Denomina-se arquitetura vernacular a todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída. Desse modo, ela apresenta carácter local ou regional.

A cidade brasileira de Ouro Preto é um exemplo desse tipo de arquitetura, uma vez que foi erguida aproveitando as pedras de sua região. Em outros locais ou regiões, ao longo da história, foram empregadas, também por exemplo, a madeira, as taipas de mão e de pilão, e o adobe, que aproveitam os recursos do próprio terreno para erguer as edificações.

* Bambu: o uso dessa gramínea asiática milenar tem se difundindo, nas últimas décadas, não só no Brasil como também em todo o mundo. Praticamente todas as partes de uma casa podem ser feitas de bambu: o chão, os pilares, as paredes, o telhado, as portas e as janelas. Além disso, sua capacidade de resistir a determinados pesos superaram em muito as demais madeiras, sendo comparado apenas ao aço. Ainda, o bambu atua como ótimo isolante térmico e acústico e, numa construção, pode ficar até 50% mais barato do que uma construção de maneira convencional. A vara de bambu deve ser tratada logo após sua coleta que ocorre em um período de estiagem e lua minguante, quando a sua seiva diminui. Por ser uma matéria-prima renovável e ambientalmente sustentável, é uma das melhores soluções para projetos governamentais de construção de moradias para a população carente. Infelizmente, o bambu, por mais que já seja utilizado, ainda não faz parte da cultura brasileira. O curioso é que se encontra aqui no Brasil, mais especificamente no Acre, a maior área de bambu nativo do mundo, superando até mesmo a China.

* Telhado de grama: é uma técnica antiga originária da Escandinávia, que consiste em construir um telhado cuja cobertura, ao invés de telhas, utiliza grama e vedações. Além de ser econômico e ecologicamente sustentável, é uma solução de fornece perfeito isolamento térmico. Quanto às vedações, o material utilizado é diverso. Pode ser madeira ou terra, por exemplo.

Gente, iremos construir nossa casinha... e estamos pesquisando vários tipos de materiais para fazer as melhores escolhas e com custos bem baixo... anteriormente já falei sobre as casas de taipa de pilão, piaçava... e agora mais umas alternativas.

*** Só não entendo porquê no Brasil tão rico em materiais reutilizáveis não se é utilizado... vai entender!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sabe o que é SAPUCAIA?

RAMI