GRANDES INVENÇÕES... DE BRASILEIROS!


*** EXAMES CLÍNICOS...SIMPLES, SIMPLES!
Imagine um pedacinho de papel do tamanho de um chiclete onde você pinga uma gota de urina e ele mostra imediatamente se você tem HIV, malária, diabetes, mal de Chagas e toxoplasmose. Tudo ao mesmo tempo.

Um exame exatamente assim está sendo desenvolvido por um cientista da USP em São Carlos (SP) em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Eles inventaram um teste parecido com tradicional papelzinho usado para detectar gravidez, mas mais barato e aplicável a inúmeras doenças.

***Secador granulador rotativo de lodos - PI9901124-7
Waldir Albrecht (Albrecht Equipamentos Industriais)
O desenvolvimento de uma solução que contribui para diminuir uma "dor de cabeça" de muitas indústrias- a destinação do lodo resultante das estações de tratamento de efluentes líquidos - rendeu à Albrecht Equipamentos Industriais o reconhecimento no 3º Prêmio Finep. Trata-se do Secador Granulador Rotativo, batizado de Bruthus. É um equipamento que seca e granula o lodo, reduzindo seu volume em até cinco vezes. Uma das primeiras vantagens é que com o resíduo seco, o problema do chorume - resíduo altamente tóxico que escorre do lixo, contaminando o lençol freático - ficou praticamente solucionado.

***Tratamento de esgoto - PI9605464
Carmela Maria Polito Braga (UFMG)
Uma nova técnica promete reduzir os custos do tratamento de esgostos nas grandes cidades. Desenvolvido por pesquisadores da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o sistema elimina resíduos orgânicos combinando a ação de organismos aeróbios e anaeróbios (que precisam ou não do oxigênio para viver).

*** Lavagem de roupas com ozônio - PI9602882-3
Alvaro Joao Camarate de Sousa e Andrade (White Martins e Suzuki)
A perspectiva de escassez e de necessidade de uso racional da água potencializam a importância do processo desenvolvido pelas empresas White Martins e Suzuki Indústria e Comércio de Máquinas Ltda. É a Lavagem de Roupas com Ozônio. O uso de ozônio no processo de de lavagem de roupas surge como uma solução efetiva e economicamente viável, já que reduz substancialmente o consumo de água, energia e produtos químicos, além de reduzir de forma considerável o impacto ambiental. A invenção mereceu o Troféu Expressão de Excelência Tecnológica/2000

*** Acelerador de compostagem - PI9803631
Lázaro Sebastião Roberto (Univ. Uberaba/Bioexton)
O principal segredo do processo de compostagem (reciclagem de lixo) proposto é um líquido, que misturado ao lixo faz com que a compostagem acontece 30 vezes mais rápida do que no sistema tradicional. Na usina, o líquido, um extrato rico de matéria orgânica, fica armazenado num tanque. A composição deste líquido é o resultado de vinte e cinco anos de pesquisa feita pelo Lázaro Roberto. O líquido já foi patenteado no Brasil e em mais cento e cinqüenta países. Recebeu o nome de biocatalisador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sobre a argila...

Sabe o que é SAPUCAIA?

RAMI