Vale a pena ler...parte I


O artigo abaixo foi escrito pelo engenheiro quimico Celso Lellis.
Celso, além de excelente profissional (descobriu uma formula de criar plastico biodegradavel a partir do milho) sempre deu rédeas livres a sua curiosidade sobre o céu.
Celso Lellis era membro do IPT-USP.
Celso partiu desta vida em 16/7 ultimo e a homenagem a ele fica no texto abaixo, escrito por ele em 2002 em uma publicação cientifica da USP.

Olhar para cima, para o céu. Em todas as épocas, em todas a culturas este gesto sempre foi repleto de significados, despertou sentimentos que vão além da simples curiosidade, que não são apenas lúdicos. Olhar para o céu tem algo que é misteriosamente fascinante, que excita o imaginário de todas as pessoas pelas mais variadas razões. Este deslumbramento talvez justifique, mais do que qualquer outro argumento, porque tanto esforço já foi gasto nas infinitas tentativas de desvendar o céu e seus mistérios. Talvez seja simplesmente porque o céu sempre esteve lá, constantemente nos desafiando, "expliquem-me se forem capazes". E sempre este desafio foi aceito e sempre, do olhar das civilizações mais primitivas às mais complexas das teorias cosmológicas, tem-se o sentimento que ainda falta algo para ser entendido. Analisando algumas das formas com que a ciência interpretou o céu é possível ver como ela própria, a ciência, cresceu e amadureceu.
O grego Aristóteles (384-322 DC) criou suas explicações para a estrutura do universo. Ele simplesmente olhou para cima, para o céu. Observou que a lua, os planetas, o sol e as estrelas giravam em torno da Terra que estava imóvel no centro de tudo. Como estes corpos todos não poderiam estar pendurados no nada, ele criou um modelo de esferas concêntricas que sustentavam cada uma das coisas que giravam em torno da Terra, o modelo geocêntrico. Mais tarde a igreja católica se apropriou deste modelo talvez por mera conveniência, pois se a Terra era o centro, no centro do universo estavam também a igreja, o papa e o poder. O modelo aristotélico foi transformado em dogma e qualquer crítica a ele em heresia.

*** Estarei postando a segunda parte amanhã! ECO RETO E NECESSÁRIO LER...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sobre a argila...

Sabe o que é SAPUCAIA?

RAMI