jardim zen


Existe um famoso jardim de pedras japonês no Templo Ryōan-ji em Quioto. Ryoanji é um templo que pertence à escola Myoshinji da Escola Rinzai de Zen, famosa por seus jardins Zen.

O jardim foi construído no estilo karesansui. Ele mede 30 metros na direção leste-oeste e dez metros na direção norte-sul. Não há árvores, apenas 15 rochas de formatos irregulares e tamanhos variáveis, algumas das quais, circundadas por musgos, e organizadas em um leito de cascalho branco revolvido diariamente.

As pedras de vários tamanhos estão organizadas sobre pequenos seixos brancos e divididas em cinco grupos constituídos de cinco, dois, três, dois e três pedras. As 15 pedras existentes no jardim estão espalhadas de maneira que os visitantes só possam ver 14 delas por vez a partir de qualquer ângulo em que se olhe. De acordo com a lenda, apenas quando alguém obtém iluminação espiritual, como resultado de uma meditação Zen profunda, consegue ver a última pedra com seu olho do meio.

Houve muitas tentativas de explicar a organização dos jardins Zen. Algumas delas são:

O cascalho representa o oceano e as pedras, as ilhas do Japão;
As pedras representam a mãe tigre com seus filhotes nadando em direção a um dragão;
As pedras formam parte do kanji para coração ou mente.

Podemos dizer que o amor é um exercício de jardinagem porque é preciso preparar o terreno, semear, regar, tirar as ervas daninhas e cuidar das pragas e doenças que eventualmente apareçam. O jardineiro tem que ter paciência e jamais abandonar seu jardim, mesmo que haja seca ou um exagero de chuvas.

Transpondo o ensinamento da natureza, representada no jardim japonês, para a vida dos homens podemos dizer que um relacionamento duradouro passa por todas estas etapas onde cada um deve valorizar, respeitar, admirar e compreender seu companheiro, aceitando-o como ele é, com afeto e ternura.

O jardim japonês é idealizado na procura do eterno e do espírito e quem nele entra, deve ter a impressão de entrar em um templo de meditação. Agora conheça outras sugestões para montar o seu jardim. Inspire-se nas dunas naturais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sobre a argila...

Sabe o que é SAPUCAIA?

RAMI