PEGADAS?


Segundo relatórios cientificos as atividades humanas estão avançando sobre os estoques naturais do planeta de forma tão voraz que está colocando em risco a prórpria sobrevivência da humanidade.
O aquecimento glogal e as mudanças climáticas, segundo alguns cientistas, são fenômenos consequentes dessa voracidade e da falta de cuidados com os impactos ambientais.

A WWF (instituição dedicada ao desenvolvimento sustentável) construiu uma metodologia para medir a pegada ecológica de cada habitante deste planeta e chegou a conclusões nada animadoras. Segundo este estudo, estamos consumindo 30% além da capacidade do planeta se recompor. De uma forma ilustrativa, estamos no cheque especial, avançando nos estoques das próximas gerações, e por isto, vivendo um desenvolvimento insustentável.

Pegada ecológica é uma tradução do inglês ecological (footprint), e de forma simplificada mede à quantidade de recursos naturais (água, solo, energia, etc.) necessários para sustentar as gerações atuais e abrigar seus resíduos gerados.

O estilo de vida é fundamental para definir a pegada ecológica do individuo. Se consumista em excesso, com alto padrão de vida e uso de equipamentos dependentes de uso energético, terá uma pegada ecológica gigante. Já um estilo de vida menos consumista e mais natural provoca uma pegada ecológica menor.

Enfim, a escolha é individual, mas o impacto coletivo. Pense nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

sobre a argila...

Sabe o que é SAPUCAIA?

RAMI